domingo, 29 de abril de 2012

Síndrome de Rett - Intervenção Pontual


Não existem receitas prontas para se trabalhar com crianças com síndrome de Rett, pois todas as pessoas são diferentes, mesmo dentro da igualdade.
Entretanto apresentamos algumas estratégias que auxiliarão o trabalho pedagógico.
CARACTERISTICAS
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Alteração e mudança na rotina causam ansiedade e insegurança.
Elaborar rotinas consistentes e preparar previamente o aluno para qualquer eventual mudança inesperada.
Dificuldades na interação social e no desenvolvimento de amizades também podem ser superprotegidas por pessoas próximas.
Incentivar interações bidirecionais, ter um amigo na turma, para ser como apoio dentro e fora da sala.
Interesse restrito e fixação por determinada área do conhecimento ou não.
Usar seus interesses para ampliar seu repertório.
Quando fala comenta de seus interesses e fixações com frequência.
Limitar o tempo para falar sobre os seus interesses específicos e utilizar de reforços positivos para ampliar as atitudes desejadas.
Pouca concentração.
Um bom planejamento de atividades auxilia muito, bem como a utilização de sinais não verbais, como um toque, etc.
Dificuldade de compreensão e abstração.
Utilizar imagens como apoio para explicações adicionais.

Nas atividades de educação física em “todo” paciente com Síndrome de RettInter deve-se trabalhar primeiramente a extensão de cabeça e de tronco, para depois, então a criança seja estimulada a começar a rolar, arrastar, sentar... não podemos querer que ela engatinhe, sem que ela consiga fazer extensão  cervical e devem seguir as etapas de evolução, de maturação da criança.

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